A forma como tratamos os nossos pais: O respeito em evolução
Ao longo do tempo, os modos de tratar os pais têm-se adaptado e evoluído. Eu cresci a tratar os meus pais por "você", uma demonstração de respeito que me foi transmitida desde cedo. Quando tive filhos, essa mesma forma de tratamento foi naturalmente passada para eles. No entanto, parece que, atualmente, somos a exceção.
Muitos jovens começaram a tratar os pais por "tu", algo que se tornou mais comum à medida que as gerações mais recentes procuram uma relação mais próxima e menos formal com os seus progenitores. A ideia de proximidade e amizade parece ter diluído algumas das formas tradicionais de respeito, fazendo com que muitos passem a ver os pais como "colegas" ou "amigos". No entanto, é importante lembrar que, apesar da amizade e proximidade, os pais não são colegas nem amigos, mesmo sendo, muitas vezes, os melhores amigos que os filhos podem ter.
Sei que existe uma linha de respeito que vai além das palavras usadas. O respeito está nas atitudes, na forma como valorizamos e cuidamos daqueles que nos deram a vida. A forma como tratamos os nossos pais reflete-se nas nossas ações diárias, e essa é a maior prova de respeito que podemos dar.
Ainda assim, é curioso observar como estas mudanças se manifestam de família para família. Como é na tua casa? Quais são os valores que passas para os teus filhos e como eles interpretam o respeito?
"Os pais não são nossos colegas, mas são os melhores amigos que temos."
"Sei que o respeito está nas atitudes, não só nas palavras."