A Vida e morte do vosso avô materno!
Queridos filhos gostaria de falar sobre o vosso avô, meu Pai!
Era um grande Homem!
A sua infância não foi fácil, aos 11 anos ficou sem Pai e começou a trabalhar para ajudar a sua mãe, minha avó, nas despesas da casa onde havia mais dois irmãos.
Combateu na guerra do Ultramar, 1964-1966, em Moçambique, sei que foi marcante, doloroso e sensível essa época! A vossa avó era a Madrinha de guerra e comunicavam através de cartas.
Quando regressou pediu namoro à vossa avó e finalmente casaram, tiveram 3 filhos, um rapaz e duas raparigas. O casamento dos avós durou na saúde e na doença durante 56 anos.
Educaram e criaram seus filhos com valores e princípios de humildade, honestidade e trabalho!
Era um lutador, apesar das adversidades da Vida, não desista e Sempre estava para guiar e dar apoio aos filhos e a família/amigos!
Os filhos começaram a ter filhos e deram continuidade à familia, os avós babados e felizes... com os seus netos!
Quando de repente uma doença degenerativa apanhou o avô, doença de Parkinson Atípico, difícil de diagnosticar com sintomas atípicos, começou uma fase muito difícil para os avós em casa, tentaram que a avó fosse a cuidadora até poder, juntamente com a familia mais próxima, ajudavam no possível, desde obras em casa para a casa ser mais compatível com a doença, até a meio da noite e do dia tentarem levantar o avô das suas quedas, que estava mais difícil para a vossa avó.
Chegou uma altura que a dependência do avô ficou maior, teve que fazer um percurso hospitalar, unidade de cuidados continuados e uma residência senior com fisioterapia.
Como sabem o avô tem sobrevivido a muito, desde vários internamentos no hospital, duas vezes com covid mas sempre recuperava, no entanto a doença degenerativa avançava mais... deixava mais marcas...
Já com muita dificuldade foi almoçar connosco o Natal passado, 2023...
Foi internado no hospital, em janeiro 2024, com uma pneumonia e apanhou duas bactérias hospitalares... não conseguia falar, colocaram com uma sonda gástrica para alimentação, tiveram que o mobilizar para não arrancar a sonda...
Acho que não é preciso o ser humano sofrer tanto e especialmente no fim da sua vida, sei que é uma questão complexa... que mais tarde quero abordar com vocês esta questão, quero promover discussões abertas com vocês filhos, sobre o planeamento de cuidados avançados para ajudar a expressar as preferências e desejos para o fim da minha vida.
Mais uma vez, o avô lutou mas desta vez perdeu a luta e partiu do meio de nós fisicamente.
Sei que ele está presente em todos nós, nos seus ensinamentos, histórias, recordações... nos nossos corações.
O Dia de despedida do vosso Avô foi uma experiência dolorosa e única para vocês.
A morte traz uma mistura de emoções complexas, desde a tristeza profunda até a saudade avassaladora.
A lembrança do amor e a influência do vosso avô persiste, guia-nos e molda-nos na nossa caminhada.
Agradeço a todos, especialmente a vocês, que estiveram ao meu lado na despedida do avô, as vossas palavras e abraços foram um bálsamo para minha dor, neste momento difícil. 😞.
Obrigada Pai por tudo, foi um privilégio Ser sua filha!
(Fotografia da autoria SoLu@)