Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Sab | 09.01.21

Atividades e Comunicação entre pais e filhos adolescentes

solua

Lembrar o meu post do Desafio de Comunicar com os meus filhos... tem sido um desafio que espero ultrpassar.

Comunicação

  • Defina claramente os valores da família. Se puder, escreva-os. Os valores bem definidos e claros tornam o seu filho mais apto a comunicar.

Essencialmente, seja um modelo e um exemplo para os seus filhos. Torne a sua casa, o seu lar, um espaço emocionalmente seguro para os seus filhos. Independentemente das adversidades que possam ser diariamente vividas no contexto da escola, das relações com os pares ou com os adultos, a sensação calorosa de regresso a casa e de que esta é uma constante na sua vida fará uma diferença significativa.

Sobreviver à Parentalidade não parece tarefa fácil. No entanto, sabe-se que pais mais calorosos e envolvidos tendem a manter relações mais abertas e fortes com os seus filhos e uma comunicação mais positiva e eficaz.

A diversidade de temas e assuntos que despertam o interesse dos adolescentes não facilitam, aos pais, a tarefa de comunicar.

Fonte

Os dados refletem uma estrutura familiar na qual a mãe aparece como a principal responsável pelo cuidado e mediação das relações familiares, enquanto o pai ocupa um lugar mais periférico. Os adolescentes também informaram ter um bom nível de comunicação em casa, sendo que 96% consideram a comunicação familiar como algo muito importante.

Fonte

Atividade

Ler

A leitura é extremamente saudável para as crianças. Não só para que a criança desenvolva prazer e gosto pela leitura, mas porque a atividade de leitura em si pode ser muito educativa.

A leitura desenvolve concentração, atenção aos detalhes e maior desempenho cognitivo.

Há estudos que dizem que os melhores alunos são aqueles que têm a leitura como hábito. Portanto, começar a ler para o filho desde pequeno e incentivá-lo a ler quando ele já puder fazer isso sozinho, formará nele esse hábito que o ajudará por toda a vida.

Fonte

 

Comunicação e Atividades para fortalecer a nossa relação, o nosso vinculo... A mãe é fundamental nesta fase e sinto um enorme peso... 

Faça perguntas. As perguntas permitem estabelecer pontes e conduzem mais facilmente a soluções.
Transforme críticas em perguntas construtivas: ao invés de “As tuas notas estão péssimas”, pergunte “Como te posso ajudar a estudar melhor?” ou em vez de “O teu quarto está todo desarrumado!”, pergunte “O que podes fazer para melhorar o aspeto do teu quarto?”.
Fonte

Sei devo ser Guia e não Juiz mas nem sempre é fácil...

Respirar fundo e tenho que dar o meu melhor! Dar o meu Melhor!

Na comunicação Pais-Filhos, é esperado algum conflito, frequentemente sob a forma de desafio à autoridade dos pais. 

Muitas vezes o conflito surge como resultado da persistência e da capacidade de argumentação do jovem adolescente. 

Muitas vezes os pais não gostam de ser confrontados, mas estes “confrontos” devem ser vistos como oportunidades para que os adolescentes se expressem e defendam as suas posições, num ambiente protegido.

Quando não se consegue o acordo, surge o conflito, muitas vezes pautado por posições extremadas de ambas as partes. Neste caso, é importante encontrar alternativas:

  • Poderá questionar-se sobre o que está verdadeiramente em causa: o assunto em si da discussão ou as necessidades de independência do seu filho?
  • Poderá adotar a perspetiva do seu filho, ter em conta as suas características de adolescente e a sua personalidade particular, e deste modo conseguirá comunicar e responder com mais calma e com mais sucesso.

Num período de grande construção, as emoções são vividas de forma intensa e há uma tendência para o adolescente se distanciar de quem impõe e faz as regras, nomeadamente os seus pais. O papel dos pais torna-se especialmente importante na construção de uma relação de confiança, de transparência e de respeito entre ambas as gerações.

Fonte

 

Que consiga orientar o voo dos meus filhos e que o melhor de nos seja dado!

 

Grata 🙏🥰🙌...

81e45f537aae692427f26fb2a8.jpg

4a4b84587b8071a2331d4fec22.jpg

 

(imagens retiradas da internet)