Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Sab | 07.03.20

Boa Saúde Mental para a Criança... e primeiro para o Pais!

solua

Como referi no post anterior estou a ler o livro da psicoterapeuta Philippa Perry, The Book You Wish Your Parents Had Read  - "O livro que gostaria que os seus pais tivessem lido".

Na parte 5 do livro, refere as condiçoes para uma Boa Saúde Mental das crianças.

O que é necessário?

- Boa ligação afectiva,

- Dar e Receber, comunicação em dois sentidos,

- Diafobia (quando o dialogo é dificil), Porque não suportam que digam nada? Eu estou certo, os outros não?! 

- Importância da Observação consciente,

- Não ter Vícios (Ecrãs),

- Dependência vs Autonomia, Estímulo vs Castigo

- Sono,

- Ajudar e não socorrer,

- Brincar.

No seu todo concordo com os tópicos de como devemos criar condições para os nossos filhos terem uma boa saude mental mas é vital primeiro pensarmos na nossa saúde mental e como devemos ter estratégias para ultrapassar a exaustão, libertar a nossa irritação, frustração acumulada do dia a dia.

"Demonstramos apreço pelas pessoas que nos rodeiam ou descarregamos a nossa raiva nelas?"

1º Precisamos de encontrar um espaço, longe dos seus filhos onde possa libertar a irritação acumulada dentro de si,

2º ou pode conversar com alguém que não a julgue,

3º ou ir para uma sala de isolamento de som e soltar uns gritos, ao mesmo tempo que esmurra uma almofada - aqui eu aconselho umas aulas de Body Combat ou de boxe 🥊 🤣.

Compreendo que por vezes não adotamos uma perspetiva de longo prazo porque estamos exaustos... e optamos pelo o caminho mais fácil, se assim o podemos chamar, o castigo em vez do estimulo porque não temos a energia suficiente.

Apesar de todos os Pais terem a intenção (surge de dentro) de quererem criar crianças 👶 saudáveis e querem dar condições para terem uma Boa Saúde Mental, não devemos esquecer de cuidar da nossa saude mental - Lembrar, não esquecer!

96EC691D-0FB7-4D42-8DF3-FF97FF3BE1EC.jpeg