Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Sab | 13.03.21

Como ajudar pré-adolescentes/adolescentes a lidar com a pandemia 😷?

solua

Passado um ano, depois do primeiro confinamento, e precisamente ontem, apercebi-me que o meu filho mais velho, tem 14 anos, já nem estava a comunicar virtualmente com os colegas, só lê as suas mensagens do grupo da escola e deixou de ser chamado para jogar online com os colegas da escola, há mais de um mês.

Reparei que estava mais irritado e agressivo, isolado do que o normal mas pensei que se devia à situação atual, esta semana me perguntou quando é que iríamos voltar ao normal, sair sem medo, cumprimentar, abraçar as pessoas... ao que eu respondi que não sei?!

Perante estas questões, hoje decidi procurar informação para o poder ajudar como mãe e li algo sobre o assunto de como podemos ajudar os nossos filhos a lidar com a pandemia e partilho consigo:

A família pode ter um papel importante no apoio aos jovens ajudando-os a lidar de forma menos dolorosa com o isolamento social e com as emoções associadas.

Enquanto as crianças mais novas mostram-se mais entusiasmadas com a presença e atenção dos pais 24 horas por dia, os adolescentes tendem a ter outra perspectiva, sentindo-se isolados dos amigos e da família alargada e frustrados com a perda das suas actividades regulares.

Dicas para Ajudar a lidar com a pandemia:

 1 - Ser empático com os sentimentos do adolescente

- Conversar regularmente, ainda hoje ele me disse que eu não tinha tido tempo para conversarmos; Tento à hora da refeição mas já vi que não é suficiente;

- Arranjar forma de ele expressar os seus sentimentos, já ofereci um diário para escreverem ao fim do dia, as coisas boas do dia mas a dica da identificação da música que reflita aquilo que sente, é otima!

2 - Falar sobre a importância do distanciamento social

Este ponto está bem esclarecido, não tem dúvidas!

4 comentários

Comentar post