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Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

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Dom | 18.04.21

Desafio da Alimentação Sábia em Família

solua

Aqui em casa é um desafio termos uma Alimentação saudável em Família...

O Pai adora comer e tem um problema de coração, por essa razão:

Os pais que identificam esse tipo de problema na família também podem procurar o cardiologista com os filhos ainda pequenos.

A medida é importante para a adoção de ações preventivas que auxiliem os jovens a terem uma vida mais saudável.

A mãe vivia com um comprimido como refeição, devo estar a preparar-me para o programa de treino para uma viagem espacial, com Elon Musk.

A alimentação é um ato de sobrevivência, mas serve inúmeros propósitos.

Além de ser indispensável à vida é um dos principais atos sociais e humanos.

Tenho 3 filhos:

- o filho mais velho adora comer o que não é saudável e neste momento, tem o colesterol alto,

- a do meio tem uma alimentação diversificada e tem o colesterol bem mas no limite

- e a mais nova não gosta comer... carne, peixe e está com anemia, toma comprimidos para preencher a substancia que produz o ferro.

 

Esta semana fui a uma consulta com o meu filho mais velho por causa do colesterol alto e fico combinado começar a ter uma alimentação saudável.

O iria ajudar a diminuir o colesterol e o problema herdado pelo o Pai. Deixo aqui algumas dicas que nos foram dadas.

 

Dicas para alimentação saudável para toda a família

  • Não sair de casa sem tomar pequeno-almoço - Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço (leite simples ou iogurte de aromas, pão com queijo ou compota e uma peça de fruta);

Foi pedido para não comer cereais ao Pequeno-Almoço e ao lanche, preferir o Pão de preferencia escuro e com sementes...

  • Fazer lanches - Não esquecer as merendas do meio da manhã ou da tarde, são fundamentais para controlar a fome voraz das refeições principais;

  • Não se esqueça da sopa e da salada - Iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa de hortícolas (incluindo leguminosas 2 a 3 vezes por semana), seguido de arroz ou massa ou batata, quantidades moderadas de carne, peixe (porção do tamanho da palma da mão) ou ovo (1 ou 2 vezes por semana), sempre acompanhados de salada ou hortícolas cozidos (meio prato);

  • Preferir a fruta à sobremesa - A sobremesa deve ser sempre uma peça de fruta sendo que o doce apenas serve para as ocasiões festivas;

  • Beber muita água - A água é a única bebida que deve ser ingerida em abundância regularmente.

  • Refrigerantes só em situações especiais - O consumo de bebidas açucaradas ou com gás apenas em situações de excepção (ex: festas), bem como os produtos de pastelaria (bolos, biscoitos, bolachas …) ricos em açúcar simples e gordura.

Ficou combinado que podia beber 1 vez por semana.

  • Usar azeite para temperar, esquecer os molhos

  • Corte no sal

Diminuir a adição de sal quer nos alimentos confeccionados, quer no consumo de alimentos comercializados (batatas fritas, aperitivos…).

  • Reduzir ao mínimo as refeições pré cozinhadas ou "fast food" - As refeições rápidas ("fast food" ou refeições pré cozinhadas congeladas) podem ser consumidas, mas muito esporadicamente.

Todos À mesa e sentados, sem electrónicos

A idade escolar é a fase crucial para a estruturação e consolidação de estilos de vida saudáveis (alimentação e exercício físico), persistindo durante a vida adulta. Que a alimentação saudável seja um hábito enraizado desde cedo, é essencial que as refeições sejam um momento em que a família se reúne e converse (sem a televisão ligada) sobre o que aconteceu nesse dia ou outro assunto que surja entretanto.

Quanto à questão da mais pequena foi pedido que fosse envolvida na preparação das refeições.

Pode ser um momento divertido e é a ocasião ideal para que possam aplicar, na prática, o que aprenderam - ou o que lhes ensinar - sobre a Roda dos Alimentos e o que é uma alimentação saudável.

Fonte

Plano

Preciso de uma aplicação que me permita sozinha ou em família, elaborar um plano de Menu Saudável Semanal e com a Lista de Compras e o tempo necessário para confecionar as refeições em casa.

Programe as refeições e prepare uma lista de compras. Se conseguir planear as refeições para a semana, a probabilidade de conseguir manter uma alimentação saudável para toda a família é muito maior.

Podendo preparar refeições com antecedência, que podem ser congeladas e posteriormente descongeladas no frigorífico.

Mudança

Agora como vou conseguir que todos na família adiram a este plano?

- Seja o exemplo - tenho que dar o exemplo

- Envolver a família toda

A mudança nos hábitos alimentares deve ser estimulada por todos os membros da família. Pais, responsáveis, filhos e avós têm que estar cientes de que a mudança é uma atitude positiva que trará melhoras para cada pessoa. Além disso, se cada membro se cobrar uma nova posição frente à alimentação, ele servirá de estímulo e referência para outros. Assim, quando um pensa em desistir ou tem a tentação de ingerir um alimento não apropriado para o momento ou com grande frequência, outras pessoas podem estimular a seguir no caminho correto.

Fonte

Fazer da hora da refeição um momento tranquilo e especial

“Iniciar as refeições por uma salada, não ter comida na mesa (prato pronto), e comer conscientemente e devagar. Pois o ritmo da refeição é importante para reconhecer a resposta de saciedade – e isso leva em média 20 minutos após o início da refeição”

Não tem sido fácil com os problemas alimentares e as picardias entre irmãos, com muito poder de argumentação.

Vamos começar, o caminho se faz caminhando...

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(imagem da minha autoria)

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