Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Mãe de 3 Milagres da Vida!

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Qua | 04.10.23

Ditadura vs Democracia Familiar

solua

De repente ouves que em casa há uma ditadura por parte da mãe?

Senti-me triste :(

Sei que cada pessoa (Pai, Mãe, Filhos) tem uma perspectiva única do mundo e por vezes algumas pessoas podem usar a palavra "ditadura" de forma exagerada para descrever situações em casa, que não gostam e que se sintam controladas ou limitadas.

O uso da palavra "ditadura" pode ser uma maneira dramática de expressar insastifação com regras ou limitações que eles sentem em casa.

O que é Ditadura familiar: Doutrina na qual o pai e/ou a mãe exerce o poder sobre os filhos, impondo sua vontade e exigindo que se obedeça.

- Controle excessivo de pais sobre seus filhos, mantendo-os em cativeiro.

- Ato de limitar a zero os direitos dos filhos.

- Ato dos pais (pai e mãe) mandarem radicalmente sobre seus filhos, impondo normas, regras e exigências, fazendo com que eles lhe derem obediência, inclusive à força.

Possiveis causas:

- Falta de compreensão

- Frustruação  - podem estar frustrados com as regras estabelecidas em casa ou com as expectativas que têm em relação a eles. 

- Desejo de mais liberdade - "À medida que as crianças crescem, elas podem desejar mais autonomia e liberdade. Se eles sentem que estão sendo controlados de forma excessiva, podem usar a palavra "ditadura" para transmitir seu desejo por mais independência."

- Para abordar essa situação, é importante conversar com seus filhos para entender melhor o que eles estão sentindo e por que usaram essa palavra.

- Tente criar um ambiente aberto e acolhedor para que eles se sintam à vontade para expressar suas preocupações e sentimentos.

- Explique as razões por trás das regras e limitações em casa, e esteja disposto a ouvir suas perspectivas e fazer ajustes quando apropriado.

- Lembre-se de que é importante equilibrar a disciplina com a compreensão das necessidades e desejos de seus filhos à medida que eles crescem e se desenvolvem.

E se o meu marido também diz que essa ditadura existe?

Sugere que pode haver um desacordo significativo em relação às regras e à dinâmica familiar.

É importante abordar esta questão para entender as preocupações de todos e trabalhar juntos para encontrar um equilíbrio que funcione para todos os membros da família.

Pontos a rever:

  1. Comunicação: Realize conversas abertas e honestas com seu marido e seus filhos para entender suas preocupações e pontos de vista. Ouça atentamente o que eles têm a dizer.

  2. Discutir regras e expectativas: Reveja as regras e expectativas em sua casa. Certifique-se de que todos tenham uma compreensão clara das regras e de por que elas foram estabelecidas. Explique a importância de manter um ambiente familiar saudável e seguro.

  3. Compromisso: Esteja disposto a fazer ajustes nas regras, se necessário, para encontrar um equilíbrio entre a disciplina e a liberdade. Ouvir as preocupações de seus filhos e marido pode ajudar a identificar áreas em que é possível fazer concessões.

  4. Família como Equipa: Lembre-se de que a família é uma equipa. Trabalhem juntos para resolver problemas e tomar decisões que beneficiem a todos. Inclua os seus filhos nas discussões, considerando suas idades e maturidade.

  5. Terapia familiar: Se as tensões e desacordos persistirem, considerem a possibilidade de procurar a ajuda de um terapeuta familiar. Um profissional treinado pode ajudar a mediar as discussões e fornecer orientação para melhorar a comunicação e o relacionamento familiar.

  6. Flexibilidade: Esteja aberto a mudanças e adaptações à medida que a família cresce e evolui. As necessidades e as dinâmicas familiares podem mudar ao longo do tempo, e é importante estar disposto a ajustar as regras e as expectativas de acordo com as circunstâncias.

Lembre-se de que cada família é única, e não existe um modelo único que funcione para todos.

O mais importante é criar um ambiente familiar onde todos se sintam ouvidos, respeitados e apoiados.

O diálogo e o respeito mútuo são fundamentais para resolver conflitos e fortalecer os laços familiares.

Fonte ChatGPT

---/------------------------------------

"A família não pode ser uma ditadura, mas não é uma democracia", - Mario Sergio Cortella

Os adultos estão com medo de exercer a autoridade sobre as crianças?
Pois é. A família não pode ser uma ditadura, mas não é uma democracia.

É uma organização participativa, uma estrutura de convivência em que todos têm dignidade igual, mas não a mesma autoridade.

Os adultos são responsáveis pelas crianças.

Há uma estrutura de subordinação. A amizade é necessária, mas não a camaradagem.

“Porque eu te amo é que eu não aceito isso de você”.

Fonte

IMG_5562.jpeg 

(Pintura da minha autoria SoLu@))

"A arte de ser mãe e pai é desenvolver os filhos para que se tornem independentes e cidadãos do mundo." 

Se cada um olhar para o seu umbigo e não vê o que se passa à volta, não vê os sacrificios, problemas dos outros.

Para vivermos em familia, é necessário regras e que todos tem que as entender e cumprir, uma familia é uma equipa e todos devem trabalhar, colaborar para um bem maior.

Está na altura de nos sentarmos à mesa e falarmos da nossa missão familiar:

Família Forte e Unida!

Nesta Casa...

Dizemos a verdade,

Fazemos o melhor,

Pedimos Desculpa e Agradecemos,

Respeitamos e tentamos Ser Pacientes,

Brincamos e Divertimos,

Erramos e Perdoamos,

Rimos muito e também Choramos,

Sonhamos,

Viajamos,

Nunca Desistimos,

Cumprimos as promessas,

Aprendemos e Trabalhamos,

Abraçamos muito e Sorrimos,

Amamos e somos Amados,

Somos uma Família Unida e Fofinha!

2 comentários

Comentar post