Férias em família com adolescentes…
Férias em família com adolescentes… uma dor de cabeça!
Parece, então, que os nossos adolescentes continuam a sentir a mesma necessidade que nós sentíamos “no nosso tempo”. Mesmo que agora sempre mediados pelo telemóvel, continuam a precisar do contacto pessoal. E isso é muito positivo.
Por isso, pais, precisam-se doses extra de paciência para as férias em família. Os adolescentes resmungam porque está calor ou porque está frio, porque a Net não tem bom sinal, porque os irmãos mais novos os chateiam na praia ou na piscina e mal respondem (ou respondem torto) às perguntas que lhes fazem. Acordam e deitam-se com os olhos postos no écrã do telemóvel, vivem com os phones enfiados nas orelhas e perguntam sistematicamente quando podem ir dormir a casa da amiga x, jantar com o amigo y ou jogar um jogo qualquer com os restantes amigos do abecedário.
Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.
Fonte: https://www.publico.pt/2020/09/01/impar/noticia/ferias-familia-adolescentes-dor-cabeca-1929269
Ao recordar o meu post de 2020, https://lovefree.blogs.sapo.pt/julho-resiliente-dia-14-defina-uma-131438
Uma Meta que pretendo alcançar é a qualidade de tempo em familia em férias...
Nas férias, pais e filhos têm a oportunidade de passar mais tempo juntos e de desfrutar da companhia uns dos outros, o que é importante não só para reforçar os laços afetivos mas também a qualidade da comunicação.
Independentemente das atividades escolhidas, importa acima de tudo a disponibilidade dos pais para estarem atentos às necessidades emocionais das crianças e o seu envolvimento na relação com elas. São estes momentos de convívio familiar e de proximidade afetiva que se vão constituir como memórias positivas extremamente importantes no desenvolvimento da criança e que a vão acompanhar ao longo da vida.
E já agora, umas ótimas férias com os seus filhos!!
Quero deixar memórias das férias de verão aos meus filhos, como me deixaram de felicidade, leveza e muito amor!
Mas agora na adolescencia é mais dificil... os nossos filhos já estão mais atentos aos amigos do que à familia e aos pais... sei que é a vida mas fico com saudades... do tempo que os pais eram os melhores amigos! :(
Vamos ter que levar a dose extra de paciencia para as férias em familia... e Boas férias para todos!
(imagem retirada da internet)