Matriculas 2020/2021
Como sabem tenho 3 filhos, comecei a preencher os dados no portal das matriculas dia 26 de junho e ontem consegui finalizar duas matriculas, mas tive que acordar às 6h e não consegui finalizar a da mais nova por causa do site e de questões tecnicas, assim espero que sejam... da escola que quero escolher para a minha filha.
Ontem no site da República Portuguesa foi colocado o comunicado do Governo:
Renovações automáticas de matrículas
As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino.
Todos os anos de início de ciclo – 5.º, 7.º e 10.º anos –, bem como as transferências, continuarão a ser tramitadas no Portal das Matrículas.
Apesar de vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias, e de já terem sido concluídas cerca de 70% do total, este procedimento vem aliviar o fluxo do Portal das Matrículas e, por conseguinte, poder melhorar a acessibilidade da página, para quem tenha de efetuar a matrícula por essa via.
Além do fluxo de acessos, associado a páginas conexas ao Portal das Matrículas que estiveram em baixo, registaram-se ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema.
Apesar não saber como e o que vão fazer com as disciplinas opcionais?
Apesar destes contratempos deixo-vos Dicas de otimas funcionalidade e sugestões para futuras melhorias do Portal das matriculas:
- Neste momento já se consegue obter os dados pessoais do encarregado de educação e dos alunos atraves do Cartão do Cidadão ou Chave Móvel, otimo!
- Autenticação é feita a partir da Autenticação.Gov ou pelo Portal das finanças (AT),
- Sugiro que como se já se utiliza a autenticação gov e o portal das finanças (AT), se possa obter o comprovativo da morada automaticamente e a confirmação do agragado familiar a partir do Portal das Finanças (AT).
Neste momento para os obtermos os comprovativos temos que ir lá e selecionar as seguintes opções:
- Para conseguir o comprovativo da composição do agregado familiar na AT deve aceder à sua área reservada do Portal das Finanças, em “Serviços” - ” Situação Fiscal” - "Dados Pessoais Relevantes” - ”Consultar Agregado Familiar”. Aqui poderá obter o comprovativo, mediante a visualização e impressão, depois de fazer o download do ficheiro. Também pode obter este comprovativo nas Lojas do Cidadão e nos Serviços de Finanças, mas deve começar por verificar as condições em que está a decorrer o atendimento presencial devido à situação que atravessamos atualmente.
- A forma mais rápida de obter um comprovativo de morada é mesmo através do site das finanças. Depois de proceder à respetiva autenticação, o contribuinte deverá carregar em Finanças Aceda aos Serviços Tributários. Em seguida, no menu lateral esquerdo, escolha a opção Serviços. O próximo passo é encontrar a secção Documentos onde deve carregar na opção Pedir Certidão. Em seguida, no campo Certidão, indique a Domicíclio Fiscal e carregue no campo Confirmar. Por fim basta que carregue no botão Obter… A Certidão, que servirá como comprovativo de morada, será apresentada. O contribuinte poderá guardar o documento em PDF ou imprimir.
Boa sorte a todos, eu ainda vou precisar!

