Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Mundo VUCA: O Que É? E Como Preparar os nossos filhos para Ter Sucesso Nesta Era?

Esta pandemia tem nos mostrado que o Mundo que vivemos hoje já não é uma realidade amanha...

Nas ultimas semanas tem aparecido nas minhas pesquisas a competência de saber lidar com a ambiguidade... e pensei como posso ensinar esta competência aos meus filhos?

Mundo VUCA: O Que É?

O mundo VUCA é composto por 4 características, formadas pelo acrônimo: “Volatility” (Volatilidade), “Uncertainty” (Incerteza), “Complexity” (Complexidade) e “Ambiguity” (Ambiguidade).

Volatilidade:  tudo muda e muda rápido demais. Ou seja, tudo é inconstante e tudo pode mudar da noite para o dia. Precisamos ser ágeis, flexíveis e resilientes. Por isso é tão importante termos clareza de nosso propósito e do motivo de “estarmos aqui”. 

Incerteza: A incerteza surge da própria volatilidade. Sabemos onde queremos chegar, mas não quais serão as consequências até lá. Por isso, temos essa imensa dificuldade em planear metas, tomar decisões e traçar etapas do processo, porque esse caminho é incerto.

Complexidade: Nesse caso, a complexidade está relacionada ao fato de estarmos sujeitos a qualquer coisa. Quem não fica nervoso ao lidar com uma situação complexa? Pensando que talvez tenha tomado uma atitude que outra pessoa não teria? Não podemos afirmar que existe apenas uma resposta, mas infinitas possibilidades e resoluções para a uma mesma situação.

Ambiguidade: Como falei anteriormente, podemos analisar e reagir diferente para uma mesma situação, deixando margem para várias interpretações. Logo, sempre haverá diversos pontos de vista coexistindo e muitas vezes não sabemos lidar com isso. Aqui é onde colocamos em prática a empatia e a gentileza nas relações, uma vez que teremos opiniões contrárias às nossas. 

Fonte

Temos que ter competencias para saber sobreviver neste Mundo e nesta nova Era.

E quais são essas competências do Mundo VUCA:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Coordenação
  • Inteligência Emocional
  • Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
  • Orientação para servir
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva

Adaptação, Perspectivas, Iniciativa, Resiliência

  • Resiliência para lidar com situações voláteis: como as mudanças são inevitáveis, é necessária resiliência para lidar com elas.

Resiliência a capacidade de se manter positivo diante das adversidades, conseguindo encontrar soluções, se envolver de maneira construtiva nos desafios e ter pró-atividade.

“Há três aspectos da resiliência.

Do ponto de vista afetivo, é como me sinto diante das situações.

O cognitivo é o que eu penso e como eu penso.

O comportamental é o que eu faço.

Isso ajuda a não gerar imobilidade e sempre haver uma reação”

A única certeza é que tudo vai mudar por isso a flexibilidade e a resiliência são importantes para as decisões.

Flexibilidade para lidar com incertezas: Além da flexibilidade cognitiva, será essencial ter a capacidade de “pensar fora da caixa”, de pensar em diferentes estratégias para alcançar o mesmo objetivo;

Bom senso para tomar decisões: após a crise, as pessoas devem ter a capacidade de analisar dados e tomar decisões rápidas de acordo com o novo ambiente. Teremos ambientes altamente complexos, um contexto que será mais frequente na rotina corporativa.

Ter coragem para tomar decisões e lidar com ambiguidade, quando não houver respostas, explicações precisas e específicas, portanto será necessário escolher uma linha de raciocínio e suportar as consequências. Tomar decisões em contextos ambíguos será um ato de coragem.

A aprendizagem virá da ação e, portanto, será importante estar aberto a cometer erros.

mundo-vuca.png

(imagem retirada da internet)



Bibliografia/Fontes

https://www.linkedin.com/pulse/lidar-com-ambiguidade-próxima-fronteira-luiz-felipe-massad/?originalSubdomain=pt

https://www.mudevoceomundo.com/post/ambiguidade-inceterza-risco

https://www.templo.cc/post/10-competências-para-navegar-em-um-mundo-vuca

https://comunicarh.com/as-competencias-essenciais-pos-covid-19/

https://fwsymnetics.com.br/blog/mundo-vuca/

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.