O Futuro da Internet - Metaverso - Universo Paralelo
Esta semana depois do jantar, aqui em casa falamos sobre como o será o futuro tecnológico daqui a 15 anos?
Quais as profissões e competências que irão existir...
Penso que nessa altura a fronteira entre o mundo físico e digital irá ser muito tênue... ao que o meu filho mais velho disse-me se já não estáva acontecer e se pensar um pouco talvez para as novas gerações... Por exemplo o temos plafaformas como Roblox, Fortnite, Second Life são exemplos dessa realidade virtual... Redes Socais... e outras plataformas que eu não conheço...
O que é o Metaverso?
Snow Crash, publicado em 1992, é uma leitura obrigatória para compreender a palavra "metaverso" é um romance de ficção científica.
A indústria pensa que o metaverso é um mundo online em tempo real evoluído a partir da Internet, que é um novo sistema económico e civilizado composto de plataformas online e offline.
Quais são as premissivas nestes mundos virtuais?
"A premissa do metaverso é a interoperabilidade e a personalidade unificada."
Em "Ready Player One", as pessoas viajam por vários mundos virtuais, mas têm uma identidade de conta unificada, contatos, fluxo de dados conectado em tempo real e fluxo de ativos.
Quanto tempo vão passar por dia nesse novo mundo?
Metaverso: em 2026 um quarto da população vai passar 1 hora por dia no novo mundo digital...
Quis os Novos desafios para os pais?
A verdade é que dada a natureza do novo espaço digital, o controlo parental enfrentará um novo desafio e levanta novas questões...
...existem evidências crescentes de uma associação entre o uso digital e problemas clínicos associados a delírios e alucinações. (por que será?!)
Economia e tendências do Metaverso:
O Metaverso terá a sua economia virtual, com a sua própria moeda digital e em que os NFTs (Non-fungible tokens) serão essenciais. Os NFTs são tokens digitais únicos que podem ser usados para comprar, possuir e vender itens digitais ou físicos online, incluindo música, arte e propriedades.
O relatório Technology Vision 2022 identifica quatro tendências principais que vão influenciar empresas:
- WebMe: Putting the Me in Metaverse
- Programmable World: Our Planet, Personalized
- The Unreal: Making Synthetic, Authentic
- Computing the Impossible: New Machines, New Possibilities
Possíveis profissões para esse novo mundo:
Profissões que vão surgir até 2030 no metaverso e suas competências:
1. Pesquisa do Metaverso - Saber Programar C++;
2. Gestor do Metaverso (Eventos/Influencer)
3. Desenvolvimento de Ecossistemas (Desenvolver e personalizar os avatares exige conhecimento de 3D, programação, noções de design e realidade aumentada.)4. Gestão de Segurança Metaverso
5. Construtor de Hardware Metaverso – e Construtor de Mundos
O meu filho tem razão já está acontecer algo nesse mundo e está aqui ao lado...
É com criptomoedas que se pode comprar um tênis da Nike, uma bolsa da Gucci ou uma Coca-Cola para seu avatar, pois essas marcas já comercializam seus produtos no metaverso. Além desses diferenciais da realidade virtual, também já é possível usar os sentidos, com exceção do paladar. “Todos os outros, tato – com a ajuda de luvas, e até cheiro, algumas empresas já inseriram em seus dispositivos”.
Eu já estou na geração que pensa como ficará a saúde mental destas pessoas?
Como fica a saúde mental das pessoas em um mundo onde elas podem ter a aparência que desejarem e viverem em ambientes perfeitos? Como fica a visão de si e do mundo real? Como tudo isso vai afetar a vida das pessoas...
Outras vidas, outras gerações... só espero que Sejam Felizes no mundo físico e virtual... e dê o melhor de si!
(imagem retirada da internet)