Os Adolescentes e o Álcool - Como os Pais devem reagir?
1. Mantenha-se informado sobre o assunto Exposição ao Álcool na Adolescência e as suas Consequências.
Este assunto tem toda a minha atenção e procurei informação.
Estudos apresenta que o consumo de álcool no ambiente familiar é bastante elevado. Os números obtidos preocupam porque indicam que o inicio no uso do álcool e outras drogas começa dentro de casa.
O que faz o álcool ao cérebro?
O consumo de álcool na adolescência afeta o desenvolvimento do cérebro, pode provocar a diminuição da massa cinzenta de algumas partes do cérebro e trava o desenvolvimento da matéria branca. A boa noticia é que os investigadores esperam que a matéria branca possa recuperar o crescimento normal caso os adolescentes deixem de consumir álcool.
É necessário levar os jovens a “compreender a importância da moderação...
A exposição prolongada e continuada ao álcool está também associada a uma probabilidade de desenvolvimento de cancro.
Quais são os sinais de alerta a que os pais devem ter em atenção?
Os Adolescentes Só estão à procura da euforia e da desinibição.
Se começam a notar que o filho tem questões de inibição e procura no álcool o escape para essa timidez.
Percebemos o facto de muita gente se sentir mais desinibida depois de consumir álcool. Sob o efeito dessa substância, as pessoas em redor podem parecer até mais atraentes. Com o álcool, muitos tornam-se mais amistosos e menos temerosos. Um risco para os que estão mais vulneráveis e com o discernimento afetado.
Mas se esta é a reação de algumas pessoas, outras tornam-se mais agressivas com a concentração de álcool no sangue. No entanto, esse comportamento é mais comum naqueles cuja tendência já é agressiva.
O álcool faz parte do convívio familiar e com amigos e é um dos «desbloqueadores» sociais mais utilizado em todo o mundo.
Existe uma enorme pressão e todo um marketing que nos rodeia que reflete o álcool como algo positivo. As festas, a diversão, sobretudo, entre os amigos, com os brindes e a valorização da amizade através do álcool. E isto, na cultura portuguesa, está muito enraizado. Quando combinamos alguma coisa com alguém, combinamos para «beber um copo».
Se, em casa, a bebida é vista com bons olhos e mesmo consumida numa base diária, é natural que os jovens apreendam esse hábito mais rápido.
Os jovens precisam ter ofertas de prazer e celebração entre amigos que não passem pela alteração de consciência com drogas, principalmente com a droga lícita álcool.
O que leva os adolescentes a beber?
“A adolescência é na sua essência um período de auto-descoberta e definição da identidade de um indivíduo, o que potencia a adoção de comportamentos exploratórios e opositivos às normas e de desafio da autoridade parental”, explica o pediatra. Os adolescentes encontram nos pares o seu modelo de identificação, adotando os comportamentos do grupo.
Fonte: https://www.lusiadas.pt/blog/criancas/adolescencia/jovens-alcool
Se tem menos de 18 anos não beba
Em Portugal, é proibida a disponibilização, venda e consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica a todos os menores de 18 anos. Segundo o diploma publicado em Diário da República, que altera a lei do álcool, é eliminada a distinção entre maiores de 18 ou maiores de 16 anos para o consumo de bebidas alcoólicas, sejam elas espirituosas ou não espirituosas.
2. Fortaleça o vínculo
3. Converse com seus filhos sobre álcool
4. Informe sobre as consequências do uso de álcool
5. Observe o comportamento de seus filhos
6. Conheça os amigos dos seus filhos
7. Ouça seus filhos
8. Evite sermões e tom autoritário
9. Estabeleça regras e limites
10. Dê o exemplo
Fonte:
Este assunto preocupa-me, o exemplo em casa é importante e penso que devemos falar sobre este assunto em familia!
O meu desafio passa por falar sobre formas de os meus filhos terem ofertas de prazer e celebração entre amigos que não passem pela alteração de consciência com drogas, principalmente com a droga lícita álcool.
(imagens retirada da internet)