Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Osmose - "Junta-te aos bons, serás como eles, junta-te aos maus, serás pior do que eles!"

Hoje, trago aqui um tema que acho que é importante para os nossos filhos saberem a influencia das pessoas que os rodeiam: pais, familia, amigos, colegas, comunidade, sociedade.

Esta semana ao ler um livro, apareceu a seguinte frase:

Osmose - Coloque-se no campo energético daqueles que tem o que queremos...

E fui analisar o que significa Osmose!

1. [Bioquímica]  Fenómenoque se produz quando duas soluções são separadas por uma membrana porosa e que consiste em realizar-se então uma mistura dos dois líquidos.

2. Influência ou penetração mútua entre duas ou mais coisas ouideias.

"osmose", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/osmose [consultado em 08-05-2021].
 
 

Osmose se refere à difusão que ocorre entre dois líquidos ou gases capazes de se misturar através de uma membrana semipermeável. Ou, em outras palavras, a influência recíproca entre dois elementos que estejam em contato. Portanto, um aprendizado por osmose seria um aprendizado baseado na influência recíproca entre dois indivíduos.

A osmose deve ser compreendida não apenas como um processo químico, mas num contexto biológico de ambientes distintos em busca do equilíbrio.

No caso do prazer de aprender.

O aprendizado por osmose é possível?

O aprendizado ocorre de uma forma natural e partilhada com os outros.

O aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado baseada na observação e imitação dos comportamentos e habilidades de outras pessoas, que ocorre de forma natural, em diversos contextos, cotidianos e escolares, e nem sempre de uma maneira consciente.

Então, dependendo das características do ambiente, podemos aprender coisas diferentes, pois existem ambientes mais estimulantes e com pessoas interessantes, e outros mais hostis.

Existem até mesmo ambientes nos quais sentimos que não nos encaixamos. Mas, a partir de todos esses ambientes, até mesmo os mais insignificantes, tanto de forma consciente quanto inconsciente, sempre aprenderemos algo novo.

Portanto, em um ambiente específico, aprendemos habilidades e comportamentos e aumentamos o nosso conhecimento.

Mas, às vezes, também desaprendemos, principalmente crenças e atitudes.

Ou seja, na diversidade de ambientes e no contato com as outras pessoas, aprendemos tanto coisas boas quanto ruins que nos ajudam a nos configurar como pessoas.

Leva à imitação e repetição, ou rejeição, como uma maneira de internalizar novos conhecimentos (valores, comportamentos, gestos, códigos, modos de falar).

É um aprendizado que ocorre naturalmente. 

Devemos dizer que o aprendizado por osmose é uma forma de aprendizado inevitável, que ocorre em todas as situações e contextos e em todos os momentos da vida das pessoas. 

Trata-se de um aprendizado diário e constante e que, se ocorrer em ambientes positivos e estimulantes e com pessoas extraordinárias, pode ser algo transformador.

Fonte

 

Por esta razão, os exemplos e as pessoas que nos rodeia são muito importantes!

Podemos ser filtro ou esponja destes ambientes, está na nossa mão retirarmos o Bom e a lição de qualquer situação!

Mas para Aprender mesmo, a osmose não é tudo...

osmose_thumb[3].png

(imagem retirada da internet)

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    solua

    09.05.21

    pela a visita!
    Beijinhos e um Dia Feliz!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.