Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Problemas com a Alimentação - Primeira necessidade humana

Neste momento estou a passar uma fase complicada, com um problema de saúde da minha filha mais nova, devido à sua má alimentação e como consequência ao insuficiente ganho de peso.

Desde que iniciou a alimentação de carne 🥩 e peixe 🐠, tem sido difícil ela querer comer esses alimentos. Durante algum tempo tem-se utilizado subterfúgios para ela comer 🍽, mas conscientemente ela sempre recusou-se.

A situação começou a piorar desde dos 6 anos, gradualmente começou a não ganhar peso e começou a baixar o percentil. 

Falhas no crescimento ocorrem quando a taxa de ganho de peso de uma criança baixou para o percentil três a cinco em relação ao sexo e à idade gestacional corrigida, ou quando o peso da criança diminuiu em dois percentis em uma curva padronizada de crescimento. Crianças sob esse risco podem ter prejuízos de desenvolvimento de habilidades e crescimento – por exemplo, altura, circunferência craniana –, e a longo prazo correm risco de problemas de desenvolvimento e de comportamento.     

Apesar de compensar estes alimentos com proteína vegetal e ovos, não tem sido suficiente, após fazer analises foi-lhe diagnosticado Anemia.

A anemia infantil é comum e normalmente ocorre devido à falta de ferro na alimentação, que está presente principalmente em alimentos como carnes, fígado, alimentos integrais, feijão e vegetais verde escuros, como salsa, espinafre e rúcula.

Tem estado a fazer à 3 meses terapêutica de ferro e temos obrigado a comer carne e peixe, alem de temos reforçado as proteínas vegetais 🥬, feijão, brócolos 🥦 ... mas ainda não conseguiu chegar aos valores normais.

Sei que se incentivar o consumo de bifes de fígado de boi 1 vez por semana, e comer uma fruta cítrica todos dias após o almoço, como uma laranja, abacaxi ou tangerina, pois são ricas em vitamina C, aumenta a absorção de ferro no intestino.

Tenho pesquisado muito sobre o assunto e como indentificar os  sintomas e como é feito o tratamento para anemia.

Qualquer dica é bem vinda, sobre como ultrapassar uma anemia numa criança de 9 anos!

0419ECD7-F058-47EF-BB73-4A92AB15D9F2.jpeg

4 comentários

Comentar post