Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Diário de uma Mãe de 3 filhos - Como conciliar a vida familiar e profissional nesta Aventura de Ser Mãe. Quero partilhar as minhas experiências e conhecimento de Ser Mãe! ❤️❤️❤️💓💓🥰🙏

Recuperação de uma cirurgia em Família e a Oportunidade de Educar os filhos!

Recuperar de uma cirurgia para mim é desafiador e sei que ter uma família numerosa pode ser uma grande vantagem durante esta fase, no entanto só há pequeno problema os meus filhos até agora só estavam habitados a ser servidos e raramente serviam os outros. Só recentemente é que os pusemos a fazer algumas tarefas domesticas, como levantar a mesa e colocar a louça na maquina de lavar, em escala e é sempre um filme...

Como podiam ajudar?

Tarefas Práticas - Sei que podem ajudar em algumas tarefas práticas como as tarefas domesticas, quando chegamos à preparação das refeições eles não sabem, culpa nossa... infelizmente sobra para a avó e para o Pai. Como estão dependentes de nós para se deslocar para a escola, também sobra para o Pai. Fazer compras, também sobra para o Pai.

Apoio emocional: A cirurgia foi emocionalmente desafiadora. Estar com minha família conforta-me e recebo apoio emocional. Eles ouvem as minhas preocupações, esperava ouvir mais palavras de incentivo e de estarem lá quando eu preciso dos meus filhos. Só oiço que não sabem porque eu não posso fazer esforço e não leem a minha mente para saber o que eu quero. Falta lhes muita inteligência emocional e empatia para com os outros e mais uma vez a culpa é nossa.

Entretenimento e companhia: Durante a recuperação, sinto-me isolada e o tempo demora a passar, tenho a companhia da nossa cadela que fica ao meu lado o dia todo. Os meus filhos só aparecem quando eu telefono para pedir fazer algo. Infelizmente não fazem questão de passar algum tempo comigo...

Cuidados pessoais: Tomar banho, vestir eu consigo fazer sozinha, a minha filha vai ajudar-me com o penso, a minha irmã com o cabelo com o apoio da nossa cabeleira.

Sei que tenho que ser grata pela a minha familia e sou, mas pequenas ações fazem uma grande diferença em qualquer recuperação. O meu marido, a minha mãe, a minha irmã tem sido incansáveis para o meu bem estar.

Fico triste com os meus filhos, sinto que falhei em algo na educação dos meus filhos, quisemos dar-lhes tudo e talvez os tenhamos incapacitado na parte de dar e de olhar para o outro, para ver o que outro precisa.

Desafio e Oportunidade

Mas não vou desistir e tenho que ver esta Oportunidade de Reconhecer que houve falhas na educação dos meus filhos para podermos dar um passo importante para o crescimento pessoal e familiar.

O que eu posso fazer?

Comunicação aberta: Vou ter que ter conversas honestas e abertas com os meus filhos sobre os meus sentimentos e preocupações. Eu amo-os muito e desejo Ser melhor mãe!

Ser Modelo: Quero ser o modelo de empatia e generosidade com as minhas próprias ações. Sei que  enho mostrado como ajudar os outros e estar atento às necessidades dos outros.

Estimular o voluntariado: Estou a pensar em envolver-me em atividades de voluntariado em família pode ser uma ótima maneira de ensinar empatia e compaixão. Trabalhar juntos para ajudar os outros pode abrir os olhos de meus filhos para as necessidades da comunidade.

Foco na gratidão: Espero incentivar os meus filhos a expressar gratidão pelo que têm e pelas as oportunidades que têm e  reconhecer o valor de ajudar os outros.

Responsabilidade: Dar aos meus filhos responsabilidades apropriadas às suas idades e capacidades. Talvez desenvolvam autonomia e responsabilidade pelos outros.

O amor e o compromisso que tenho com a minha família sei que são fundamentais para superar estes desafios e fortalecer os vínculos familiares.

IMG_0175.png 

(Foto da minha autoria SoLu@)

2 comentários

Comentar post